Ninho de cuco ou casa de pardal? Os 5 princípios básicos da Educação Parental para constituir um ninho seguro.


Tordo da canção no ninho (com imagens) | Guarda rios, Verdilhão, Tordo


"Como os ninhos, que são a casa da ave, e que todos diferem consoante a ave que o fabricou e o habita, a casa do homem reproduz com fidelidade a vida, a ocupação, o carácter, o sentimento dos moradores. Toda a casa tem, como os donos, uma fisionomia especial, que as gerações lhe imprimiram.“ —  
Carlos Malheiro Dias 1875 - 1941



“O cuco é o mais mafioso dos pássaros”, como descreveu a escritora Dileia Frates, em seu conto Ninho de Cuco.
No conto, o senhor pardal empresta a casa para o Cuco e deixa os filhos com ele, na volta encontra a casa uma bagunça e o cuco maluco não lamenta, explica que é sua natureza.
O cuco de verdade é uma ave com comportamento bem irreverente, não perde tempo fazendo ninho, tão pouco cuidado na cria. A danada da avezinha espreita o ninho alheio, aguarda o melhor momento de invadi-lo e põe seu ovo, em meio aos demais da senhora dona ave desavisada. Eis que o ovo inquilino, sem pagar aluguel, choca mais rápido do que os proprietários. Ao sair da casca, o danadinho faz uma bagunça perigosa para evitar a concorrência; coloca para fora os ovinhos da dona ave que teve seu ninho invadido e , que sem perceber  nada , continua a alimentar o folgado, até que  cresça mais que a mãe  adotiva (pobre mãe que não sabe de nada!) e vai voar por outros mundos.
Por sua vez, o pardal, um dos pássaros mais comuns do planeta, constrói o ninho e parte a procura de uma fêmea. A dona pardoca, costuma colocar por volta de 8 ovinhos  que são incubados por ambos os pais, ao contrário do nosso amiguinho cuco. Em 15 dias os pardaizinhos já estão a voar, retornando ao ninho algumas vezes.
Nossos passarinhos- crianças, ao contrário, ficarão por muito tempo debaixo de nossas asas. Precisamos cuida-los até que alcem voo. E a estrutura da nossa casa, demanda mais que pedras e tijolos. Para tornar-se ninho, um lar precisa se estabelecer numa relação amorosa e responsiva.
A construção de um ninho é tarefa diária. É sinônimo não de casa somente, mas de acolhimento. Muitas vezes temos a casa, mas temos dificuldade em consolidar o ninho.
Que espécies de ninho buscaram construir? Uma casa rica e sofisticada nem sempre vira ninho, nem sempre uma casa humilde é sinal de desordem. Podemos nos equivocar nos julgamentos.
O que uma criança necessita para se sentir acolhida em seu ninho?
Um ninho seguro, com “pais-sarinhos” dispostos.
Os 5 pilares da Educação Parental ajudam a ter uma ideia sistêmica na constituição de um ninho seguro.
  1. Satisfação das necessidades básicas da criança;
  2. Satisfação das necessidades de afeto, confiança e segurança;
  3. Organização de um ambiente estruturado
  4. Organização de um ambiente familiar positivo e estimulante;
  5. Supervisionar e aplicando a disciplina de forma positiva e amorosa

    

    Nos próximos textos, abordaremos cada pilar em separado, oferecendo uma oportunidade de reflexão sobre como estamos conduzindo a relação com as crianças e com o ambiente a sua volta.
Até breve!

cuco aproveita os ninhos das outras aves para colocar o seu ovo
Passarinho alimentando o Cuco, nem nota o tamanho

foto: Noctula

Comentários