Educação contemporânea - Desafios dos pais e educadores na era da revolução digital


Ontem fui assistir uma palestra na escola do meu filho,que cursa o primeiro ano do ensino médio e me pediu para que não faltasse de jeito algum.Assunto de seu interesse...
O tema da palestra "A educação no século 21 -Tradição e Modernidade" foi muito bem conduzida pelo prof Alírio Gomes,coordenador do ensino médio do Instituto Abel.
Escrevo hoje como mãe.
Mãe de adolescente nessa nova era,com tantas mudanças e novidades.
A palestra iniciou com uma breve explicação sobre a nova geração,chamada de "Geração Z".Essa maneira de categorizar uma geração faz uma referência ao cenário contemporâneo tecnológico a que pertencem os indivíduos.
E assim tivemos os "baby boomers",e depois as gerações x,y e agora z.
Em um vídeo apresentado ,encontramos o querido e sábio dr Içami Tiba,que aponta uma maneira diferente de pensar e agir desses novos jovens que estão surgindo.Ele fala de "cérebro diferenciado",que muitas vezes não querem concluir etapas para chegar aos fins.
A reportagem fala de um mercado de trabalho que tem ser moldado a partir das mudanças comportamentais de toda uma geração "multitarefada e multifacetada" que está nascendo.
Fala da importância desses jovens aprenderem a se auto gerirem,de serem empreendedores.Será preciso ,no cenário contemporâneo,tomar decisões rapidamente,ter iniciativa.
Uma geração potencial,que se não bem conduzida pode resultar em fracassos e frustrações.
E quais são os problemas que devemos enfrentar no mundo atual?
Sem dúvidas,a "geração z" sofre com a falta de limites familiares,por inúmeros motivos,não discutidos aqui,nesse momento.
Existe o perigo da infância curta e adolescência estendida resultando uma maturidade tardia.
Indivíduos ligados ao prazer,ao imediatismo ,onde nada é impossível,tudo pode!
Uma geração que quer chamar a atenção, pessoas que querem ser o foco,muitas vezes correndo o perigo de serem sugados pela alienação da televisão e pelo desejo de serem famosos a qualquer preço,vide a audiência do BBB.
Uma sociedade com predisposição ao individualismo ,a competição e não a colaboração.
Assumir um compromisso com nossos filhos e com a escola que escolhemos para eles é um bom começo para auxiliá-los nessa empreitada que se chama vida!
Cada dia mais vemos pais delegando a escola ou tutores a educação de seus filhos,porém a família não tem possibilidade de substituição.Temos que ser coerentes nos discursos,evitar contradições e ambivalências nas ordens e regras da casa e ,mais importante, nas relações sociais.
Família & Escola,caminhando juntos.
Hoje o professor é um maestro que deve harmonizar aprendizes e aprendizagem.Ele não apenas transmite o conhecimento:interage com ele.Cada criança,cada jovem de hoje tem sua própria ferramenta de busca ,à escola cabe filtrar e direcionar o conhecimento.
Não é fácil!
O fechamento da palestra foi bem interessante e entendi a solicitação do meu filho para "não deixar de ir" ao encontro.
Se as pesquisas falam que ,em média,um jovem fica 5 horas na frente do computador e apenas 1h na frente de um livro,por que não diversificar o modo de aprender?
Ninguém falou para abandonar os livros ou deixá-los de lado.
Somar.
Como mãe,que valoriza cultura e educação,valores éticos e morais da "geração X",preciso acompanhar o meu filho,saber orientá-lo para que não se perca em meio as distrações do mundo moderno,onde se perde facilmente o foco e clareza.





A tecnologia a serviço da educação,com foco no sedimentação do conhecimento,na possibilidade de pesquisa e novas descobertas,será sempre bem vinda.

Comentários