Livro carente busca leitor carinhoso,curioso e cuidadoso.Favor entrar em contato com o sebo mais próximo.


Ontem postei um texto do Millor Fernandes sobre livros,e hoje venho falar novamente deles,nada planejado,apenas aconteceu.
Sai apenas para ir ao médico e fazer uns exames de rotina,mas resolvi entrar num sebo,que sempre gostei em Icaraí,um bairro da minha cidade.Costumava incluir nos passeios semanais com meu filho visitas a livrarias,sebos e bibliotecas.Bateu saudade!
Nessa contradição do mundo contemporâneo,vivemos entre os lançamentos literários cada dia mais sofisticados,bonitos e C.A.R.O.S. vendidos nas livrarias, cada dia mais sedutoras e os humildes livros de sebo,que imaginamos sempre velhos,com capa despencada e páginas amareladas.
Nada disso!
Quem está acostumado a percorrer o maravilhoso e fantástico mundo dos livros já lidos,sabe do que estou falando e reconhece como não é raro se encantar com dedicatórias inspiradoras,como uma vez que comprei um livro infantil com uma dedicatória feita pela própria Sylvia Ortof,que faleceu nos anos 90,mas continua sendo uma verdadeira fada da literatura infantil!
Tenho livro autografado pela Ruth Rocha e Ana Maria Machado,essa última hoje membro da Academia Brasileira de Letras!
Dedicatórias a parte,se perder num sebo pode ser um grande achado!
Hoje encontrei uma mãe de três filhos em idade escolar,procurando os livros extraclasse da escola,com lista de material em punho ela afirma que todo ano consegue fazer ótimas negociações e acostumou seus filhos a dar valor ao livro usado!
Atitude sustentável,não?
Muito!
Eu só consigo contar o benefícios.
Tem livro em ruína sim,respirando com ajuda de aparelhos,louco para que sejam desligados e descansem em paz.É preciso ter paciência, tanto o comprador,como o vendedor,é claro.
Entrei sem buscar nada ,é como se o próprio livro te escolhesse,assim como numa loja de animais,um livro carente te escolhe,você nem sabe o quanto precisava dele,mas quando chega em casa percebe o quanto ele te fez falta até hoje,e você nem sabia.
Foi assim que Julio Verne entrou na minha casa e deu a volta com seu balão na imaginação do meu filho e viajou ao centro da Terra por apenas 10 reais.
Foi assim que hoje,sai com os quatro exemplares do "Le Petit Nicolas",uma obra prima da literatura infantil francesa da década de 1960, que deu origem ao lindo filme como mesmo nome,em português " O Pequeno Nicolau".Por apenas 28 reais!Se fosse comprar todos novos,da mesma editora,numa livraria de grande movimento,meu investimento sairia por 140 reais!
Fora as descobertas!
Como fonoaudióloga,apenas conheço o Pierre Weil,psicólogo francês, dos livros sobre psicomotricidade,e hoje na minha ignorância fiquei bastante curiosa ao descobrir que ele também escreveu um lindo livro sobre filosofia para adolescentes e adultos,buscando responder de forma simples e metáforica,perguntas fundamentais de ordem existencial :"Ondas à Procura do Mar"...uma delícia,que custou o preço de um picolé: 3 reais!
Fica a sugestão nessa volta às aulas,uma rodada pelos sebos da cidade e também pelos sebos online, quem sabe podemos economizar no bolso e o nosso Planetinha?
Em Icaraí : Livraria Otelo,paciência é o que não falta lá!



Comentários

  1. Coisa boa encontrar alguém que aprecie livros usados, tanto quanto eu. Cresci indo a sebos e comprando muitos livros usados, sempre com um preço diferenciado. Sempre foi uma espécie de passeio de muitos sábados na minha vida em São Paulo, Niterói, Rio de Janeiro e depois no Porto. Descobri que em Portugal, sebo se chama alfarrabista. Tem muitos.
    Aquele prazer de conversar com os livreiros, receber indicações de livros, procurar livros raros e ainda por cima achar estas preciosidades como você . Não tem preço, faz bem pra alma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário