Dicas para retirada de chupeta



Muitas famílias chegam ao consultório solicitando ajuda para retirada da chupeta de seus filhos já com idade avançada para seu uso.
Costumo dizer aos pais que a facilidade ou não da retirada da chupeta dependerá do objetivo de sua oferta.
Especialistas em comportamento infantil explicam que o ato de sucção ajudaria o bebê a lidar com a angustia da separação no parto,ou seja,o próprio nascimento.
Porque será então que algumas crianças aceitam imediatamente a sua oferta e outras a rejeitam fervorosamente?
Muitos bebês são estimulados a seu uso,mesmo demonstrado uma certa repulsa.O que acontece nesses casos,é que muitos bebês iniciam o uso da chupeta quando esta deveria estar sendo retirada.É comum o relato de que "aos 6 meses meu bebê finalmente pegou a chupeta".
Quem precisa realmente da chupeta nesse momento?
Qual o objetivo de seu uso?
Uma vez introduzida a chupeta, muitas vezes, não será fácil sua retirada.Não dá para retirá-la de uma hora para outra ,dessa forma poderia ser traumatizante para a criança se afastar de "sua melhor amiga".Se o bebê a rejeitou no início,agradeça!Caso contrário,sua retirada deve se dar de forma lenta e progressiva,e com muito carinho e compreensão.
A odontopediatria costuma combater a chupeta com argumentos sólidos e comprovados,seu uso pertuba a fase oral do bebê superestimulando a região bucal.É por cansaço que a criança se acalma,sugando excessivamente,e a cada dia necessita de mais horas,mais estímulos para que se sinta saciada.Dizemos que é a sucção vazia,sem objetivo de alimentação.Caracterizando dessa forma um vício que como tal,difícil de retirar e com consequências nocivas ao desenvolvimento da boca e da face,muitas vezes comprometendo a fala.
Reservei algumas dicas para a ajudar nessa tarefa da retirada da chupeta,mas como todas as dicas,não são fórmulas mágicas e muito menos funcionam para todos,muitas vezes precisamos da intervenção profissional.Cada criança tem recursos próprios para lidar com conflitos,cabe os pais orientá-las, mesmo com tão tenra idade.
1- Mantenha a criança ocupada com brincadeiras,jogos,brinquedos,tinta.Muitas vezes a criança recorre a chupeta por não ter o que fazer ou ficar por horas na frente da televisão,ficando passiva em relação ao mundo.Mantenha sua boquinha ocupada,mas não apenas por alimentos,seria substitui-la pela compulsão alimentar,iniciada para suprimir uma falta emocional!Estimule-a a cantar,contar história,dar beijinhos!A mobilização da boca em outras atividades faz com que a chupeta seja temporariamente esquecida.
2-Reserve tempo para seu filho,quantidade também é importante!Dizer que é a qualidade que importa,muitas vezes é uma justificativa para a falta de ajustes na rotina familiar.Ele precisa muito dos pais,em todas as idades.Sabemos o quanto é cansativo chegar em casa após um longo dia de trabalho e encontrar uma criança pequena fazendo de tudo para ganhar atenção e carinho.Os pais também estão "carentes".Que tal,então não usar a chupeta como babá,respirar,tirar os sapatos e mergulhar na brincadeira? Tomar banho juntos com muita espuma e muito toque,com muitos brinquedos,servir a mesa do jantar,contar como foi seu dia...enfim,atenção e carinho,que era o motivo do choro ,da manhã e muitas vezes da pirraça..
3-Não entenda o que a criança fala com a chupeta na boca,diga com carinho que só consegue entendê-la se retirar a chupeta da boca,afinal seu uso atrapalha a articulação das palavras e a a criança aprende a apontar objetos ao invés de nomeá-los,como estratégia para não retirar a chupeta da boca.
4-Evite levar a chupeta nos passeios,muito menos use-a penduradas no pescoço ou amarradas em fraldinhas,a criança maior que ainda usa chupeta,puxa a fralda causando problemas no desenvolvimento da arcada dentária.Lembre-se,tudo depende da forma como oferece,tornando-se um vício,a criança acreditará que não consegue viver sem ela.Quanto mais espaço para chupeta,pior será seu resultado.
5-Uso na cama limitado,se cada vez que a criança acordar e chorar e os pais se levantarem para colocar a chupeta na boca,será cada dia mais difícil deixar de depender de seu uso e ainda por cima,ninguém resiste a noites de sono interrompido.Mude a rotina da hora de dormir,eliminando a chupeta de vez em quando,perceba que muitas vezes a criança nem pediu,mas o hábito fez com que você fosse até a cozinha e pegasse no potinho uma chupeta limpinha,como se fosse um "sonífero" para uma boa noite de sono.Uma dose extra de carinho e atenção,mesmo cansados,a escolha pelos filhos é dos pais.


Infelizmente,ouço dos pais, que mesmo com todas as tentativas,a criança não consegue deixar sua dependência da chupeta,então tempo e paciência são as ferramentas para lidar com tal dificuldade.Se isso acontecer,não se culpe,mas não desista!E observe atentamente sua higiene e opte por um modelo ortodôntico indicado para a faixa etária de sua criança.

E LEMBRE-SE,SE VOCÊ ACABOU DE TER UM BEBÊ,AMAMENTE! CERTAMENTE,VOCÊ VERÁ QUE A CHUPETA NÃO É NECESSÁRIA!


Comentários

  1. Dica preciosa que vou encaminhar para uma amiga que está em luta para tirar a chupeta do seu filhote. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário