A Angústia do diagnóstico

Momentos de conflito,de dúvidas,de suspeitas sem fim!
Vivemos uma ambiguidade contemporânea a respeito dos diagnósticos neurológicos,psiquiátricos,etc...
A ciência cada dia nos revela mais e mais sobre o funcionamento da máquina humana,a indústria farmacêutica faz surgir novas e esperançosas drogas ,que aliadas a terapias das mais diversas prometem uma qualidade de vida mais saudável e produtiva.E por outro lado,vivemos cercados de nomeclaturas que se encaixam perfeitamente em muitos casos que surgem o tempo todo nos consultórios e escolas!
O médico é ruim,a psicóloga não sabe avaliar,a escola exagera ou é negligente...porque não houve uma conclusão do que acontece com aquele indivíduo.Não temos um rémedio que cure,não temos um rótulo para servir de âncora e justificativa de insucessos."E agora,doutor?" Troca-se de médico,muda-se a fonoaudióloga,a escola...mas não se muda os paradigmas.
Diagnóstico é um processo contínuo,mesmo quando avaliamos por instrumentos objetivos,com testes padronizados,validados e aprovados por inúmeras pesquisas e órgãos competentes.
A verdade é que todos temos medo dos "diagnósticos inconclusivos",dos "distúrbios de aprendizagem inespecíficos",daquilo que não tem "nome certo e remédio indicado".
Temos que aprender a lidar com os fatos,com os dados,com a própria avaliação,que quando bem feita,é capaz de nos mostrar qual o caminho a seguir!
Planejamento,direção,avaliação diária de evolução são mais importantes do que um laudo conclusivo.
Um laudo nada mais é que um certificado.
Muitos tem certificados e não sabem o que fazer com eles.
De que adianta o certificado?
É preciso diminuir a ansiedade e não ter medo de dizer a verdade.
É preciso confiança,além do estudo e aprofundamento profissional.
É preciso compartilhar conhecimento.
É preciso acreditar no indivíduo e no seu potencial.

Desabafo hoje,após muito estudar e não concluir "objetivamente" a situação de uma criança,porém as hipóteses da subjetividade dessa criança são inúmeras e vejo grandes possibilidades de desenvolver um bom trabalho com ela e ajudá-la a buscar suas verdadeiras ferramentas de aprendizado,forjadas a partir do auto conhecimento e auto aceitação de suas potencialidades!

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