De passarinho no ninho para ave liberta!



Acabo de refletir sobre um momento difícil da vida dos pais.
Estava atendendo um pré adolescente,que me pediu ajuda nos estudos para uma prova.Prontamente!
De repente estava eu lá,lendo a matéria para ele, em nem tão boa posição professor x aprendiz.Eu lendo e ele ouvindo.
Quando olhei para o menino ele estava com o olhar distante,com a boca aberta,empurrando um hidrocor sobre a mesa,num vai e vem quase mântrico.
Então me veio a cabeça a imagem de uma passarinho no ninho,aguardando o passarinho provedor se aproximar de seu bico trazendo a solução mágica para sua fome ou sede.
Parei de ler e me deu um certo desconforto que de algum jeito eu mesma poderia estar "alimentando" também aquele passarinho!Bom ajudar a prover,cuidar,fornecer,informar, é muito gratificante,mas será que colaborava para esse pequeno pássaro um dia voar?
Na relação mãe x filho já havia passado por esse momento.O instante de perceber que era necessário dar um empurrazinho no meu passarinho,uma vez notada a presença de suas asas.Foi sofrido.(acrescento um certo drama de mãe ,nem foi tão sofrido assim,apenas ambivalente)
Conflito.Ele está pronto? E a tal "lei tostines":será que se eu largar ele não vai se machucar,ou se eu não largar ele jamais aprenderá a voar e certamente estará sempre avariado?
Estudar sozinho e aprender a pensar,refletir,concluir com seus próprios pensamentos,esse é o objetivo,independente da criança ser disléxica ou não.Não existe limitação.
O único limite é o próprio ninho,que quando não se abre, se torna prisão.
Como empurrar o passarinho do ninho,sem perder a doçura da maternidade e sem ter medo de representar o objeto mau ?
Coragem!
Quando nós mesmas,mães, perdemos o medo,nossos passarinhos também se tornam confiantes e aprendem a lidar com fracassos e vitórias.E o melhor: aperfeiçoar cada voo!
Eu sou mãe coruja confessa!Mas sonho em ver meu passarinho voando alto,livremente,independente!
Quero que volte ao ninho apenas para me contar sobre suas aventuras ,sabendo que conta com as asas da coruja mãe nas desventuras.
E as muitas famílias de belos pássaros que eu puder ajudar, digo que será sempre uma nova aventura ,uma nova história que com certeza,irei adorar participar!

Comentários