Prevenção dos Distúrbios da Comunicação na Educação Infantil


Palestra realizada em 24/02/2011 pela fonoaudióloga e psicopedagoga Adriana Amaral, na Creche Escola Me Ninar, abertura do ano letivo.
O trabalho de prevenção é rico e diverso no berçário e escola maternal.
Felizmente, antes de vocês pais estarem aqui, todos os anos os profissionais da escola recebem, através de cursos de capacitação, informações importantes e necessárias ao bem estar de seus filhos.
Nenhuma criança se desenvolve como outra, somos pessoas! Bebês em crescimento, em formação!
!As informações a seguir são apenas parâmetros necessários na hora de avaliar o desenvolvimento da criança pequena. São informações baseadas em dados da ABD (Associação Brasileira de Dislexia/SP) entre outras fontes. O ritmo, o tempo é ditado pela criança, sua integridade e maturidade neurológica, e pela estimulação que recebe em casa e na escola.
Sendo assim,quando houver dúvida,é importante discuti-la com o pediatra ou consultar um profissional que trabalhe com a infância, que compreenda bem o desenvolvimento sadio e o patológico, como o neurologista, o psicólogo infantil, o psicopedagogo e o fonoaudiólogo.
Nossa palestra foi sobre prevenção de possíveis distúrbios na fala e linguagem, então prevalecem os parâmetros,atualizados,para uma observação objetiva do desenvolvimento da criança até os três anos.


O que esperar da criança de zero à seis meses:
  • Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa ;
  • Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro) ;
  • Ri e murmura para pessoas conhecidas;
  • Reage às vozes altas, ou não amigáveis
  • Volta-se e olha na direção dos novos sons
  • Balbucia pedindo atenção;
  • Faz vocalizações generalizadas ;
  • Observa sua mão ;
  • Reage ao seu nome
O que esperar aos oito meses:
  • Acaricia sua própria imagem refletida no espelho;
  • Produz quatro ou mais sons diferentes;
  • Usa freqüentemente as sílabas ba, da, ka;
  • Transfere objetos de uma mão para outra;
  • Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos;
  • Tenta imitar som;
Com dez meses a criança ...
  • Pode já dizer “mama” e “papa”;
  • Grita para chamar atenção;
  • Vocaliza enquanto manipula objetos;
  • Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira);
  • Brinca de “esconde-esconde";
  • Fala uma sílaba ou uma seqüência de sons repetidamente ;
  • Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho ;
Como podemos estimular a fala e a linguagem de um bebê de zero à doze meses?
Antes de pensar em estimulação,devemos lembrar que o carinho e o afeto nessa fase são os melhores estímulos que um bebê pode receber.
Porém,devemos lembrar também que o excesso e a falta do mesmo podem representar muitos problemas no desenvolvimento da criança.
Carinho,atenção,amorosidade são também um “não” ou um “talvez mais tarde” na hora certa.
O tom da voz,o olhar,o toque são informações emocionais que esse bebê vai levar para o resto de sua vida,nas suas memórias afetivas.Serão referência nas suas próximas relações.
  • Reagindo aos sons que ela faz
  • Falando com ela enquanto você estiver cuidando dela
  • Lendo livros coloridos todos os dias
  • Mantendo sua linguagem simples e concreto
  • Recitando versinhos e cantando
  • Mostrando interesse em todos os sons diferentes que ela ouve ( o gelo num copo, a campainha tocando, a chuva caindo)
  • Ensinando os nomes das coisas do dia a dia e das pessoas familiares
  • Levando a criança em diferentes lugares, respeitando seu relógio biológico e seu humor.
  • Brincando de jogos simples como “esconde-esconde”
  • Tocando música para ela

Desenvolvimento da criança de 18 a 24 meses


  • Reconhece seu nome;
  • Entende “não”;
  • Compreende ordens simples;
  • Imita palavras familiares;
  • Acena com a mão (adeus);
  • Fala 2 ou 3 palavras além de “mamãe” e “papai”;
  • Emite “sons” de coisas e animais familiares;
  • Dá um brinquedo quando lhe pedem;
  • Dá muitas gargalhadas ;
  • Ouve bem e discrimina vários sons;
  • Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato – miau;
  • Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais;
  • Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades (mais, quer, acabou, dá);
  • Identifica 4 objetos familiares sob nomeação;
Estimulando a criança de doze à dezoito meses


  • Lendo livros bem ilustrados e coloridos
  • Incentivando-a a brincar de jogos de imitação.
  • Usando frases curtas
  • Reforçando as palavras novas ditas por ela
  • Fazendo atividades próprias para sua idade
  • Conversando sobre o que vocês estão fazendo quando estiverem juntos
O que esperar da criança de dezoito à vinte e quatro meses
  • · Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes
  • · Escuta bem e discrimina vários sons
  • · Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos
  • Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como "mais"
  • Imita palavras e sons com maior precisão
  • Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos
  • Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado
  • Obedece ordens simples
  • Imita trabalhos domésticos;
  • Nomeia 4 objetos rotineiros
  • Pode cantarolar
  • Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação
  • Realiza até 2 ordens simples
  • Usa o próprio nome
  • Responde sim e não
  • Começa a fazer frases simples
Estimulando a criança de 18 à 24 meses
  • Contando histórias de livros ;
  • Falando de modo, simples e claro;
  • Proporcionando experiências para estimular a fala e o desenvolvimento da linguagem: passeios, ida ao "shopping", ao play ou jardim de sua casa, pic nic, tarefas domésticas em conjunto;
  • Conversando sobre os lugares novos antes de ir, enquanto vocês estiverem lá, e quando chegarem em casa da criança (pais).
  • Olhando-a nos olhos quando estiver falando com ela ;
  • Descrevendo o que a criança está fazendo, sentindo e ouvindo;
  • Fazendo com que estas experiências de falar e escutar sejam agradáveis, importantes e divertidas para a criança;
  • Elogiando a comunicação;
  • Imitando e identificando sons, tais como cachorro latindo, pássaros cantando,sirenes,portas rangendo,barulho de água...

A criança de dois anos


  • Usa o próprio nome
  • Relaciona o que fala com situações concretas
  • Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa
  • Fala sozinho enquanto brinca
  • Combina 2 palavras para exprimir posse
  • Mostra com os dedos a idade
  • Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso ;
  • Reconhece: “grande", "pequeno”, “em cima de”, “embaixo de”, e “dentro”, sob nomeação;
  • Usa artigo na fala;
  • Aplica regra regular de gênero;
  • Compreende o “onde” respondendo adequadamente ;
  • Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras ;
  • Combina “é” em frases de 2 elementos ;
  • Possui vocabulário de 50 a 100 palavras;
  • Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor;
  • Combina “é” em frases de 2 elementos ;
  • Aponta gravura de objeto comum ;
  • Compreende o “onde” respondendo adequadamente ;
  • Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras;

A criança de três anos

  • Aponta 3 cores primárias quando nomeadas ;
  • Começa a compreender frases relativas à direções, como: “coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: “ao lado” ;
  • Executa uma série de 3 ordens relacionadas ;
  • Conhece seu sobrenome e o seu sexo ;
  • Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma idéia ou objeto ;
  • Usa orações empregando 4 a 5 palavras Repete sons, palavras, frases e orações;
  • Tem um vocabulário de cerca de 1000 palavras;
  • Repete sons,palavras,frases e orações;
  • Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras ;
  • Pode desenhar um círculo e uma linha vertical;
  • Pode cantar músicas
  • É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos
  • Com freqüência faz perguntas sobre um assunto: “Quê?”
  • Usa formas possessivas, como: “meu”, “minha”, “teu”, “seu”, “de” junto ao nome (ex.: de minha mamãe)
  • Usa formas verbais simples e complexas, tais como: “estou jogando”, “vou jogar”.
  • Usa termos de negação tais como: “nada”, “nunca”, “ninguém”, “nem”
  • Começa a usar orações compostas, unidas por: “e”, “que”, “onde”, “como”
  • Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado)
  • Combina substantivo mais adjetivo
  • Usa: “eu”, “mim”, ao invés do próprio nome
  • Memoriza pequenos versos e músicas
Estimulando a criança e três anos
  • Introduzindo palavras novas no seu vocabulário, enquanto brinca com ela;
  • Ensinando-lhe relações entre palavras, objetos e idéias;
  • Ensinando à criança contar histórias, utilizando livros e desenhos;
  • Permitindo que jogue com outras crianças;
  • Lendo para ela histórias ;
  • Prestando muita atenção quando ela fala, lembrando que se ela repetir palavras e sons é normal ;
  • Fazendo jogos com rimas;


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