Palestra realizada em 24/02/2011 pela fonoaudióloga e psicopedagoga Adriana Amaral, na Creche Escola Me Ninar, abertura do ano letivo.
O trabalho de prevenção é rico e diverso no berçário e escola maternal.
Felizmente, antes de vocês pais estarem aqui, todos os anos os profissionais da escola recebem, através de cursos de capacitação, informações importantes e necessárias ao bem estar de seus filhos.
Nenhuma criança se desenvolve como outra, somos pessoas! Bebês em crescimento, em formação!
!As informações a seguir são apenas parâmetros necessários na hora de avaliar o desenvolvimento da criança pequena. São informações baseadas em dados da ABD (Associação Brasileira de Dislexia/SP) entre outras fontes. O ritmo, o tempo é ditado pela criança, sua integridade e maturidade neurológica, e pela estimulação que recebe em casa e na escola.
Sendo assim,quando houver dúvida,é importante discuti-la com o pediatra ou consultar um profissional que trabalhe com a infância, que compreenda bem o desenvolvimento sadio e o patológico, como o neurologista, o psicólogo infantil, o psicopedagogo e o fonoaudiólogo.
Nossa palestra foi sobre prevenção de possíveis distúrbios na fala e linguagem, então prevalecem os parâmetros,atualizados,para uma observação objetiva do desenvolvimento da criança até os três anos.
O que esperar da criança de zero à seis meses:
- Reage aos estímulos ambientais de forma reflexa ;
- Reage aos estímulos ambientais alterando o comportamento de forma significativa (sorriso e choro) ;
- Ri e murmura para pessoas conhecidas;
- Reage às vozes altas, ou não amigáveis
- Volta-se e olha na direção dos novos sons
- Balbucia pedindo atenção;
- Faz vocalizações generalizadas ;
- Observa sua mão ;
- Reage ao seu nome
O que esperar aos oito meses:
- Acaricia sua própria imagem refletida no espelho;
- Produz quatro ou mais sons diferentes;
- Usa freqüentemente as sílabas ba, da, ka;
- Transfere objetos de uma mão para outra;
- Vocaliza com variação de entonação frente aos diferentes estímulos;
- Tenta imitar som;
Com dez meses a criança ...
- Pode já dizer “mama” e “papa”;
- Grita para chamar atenção;
- Vocaliza enquanto manipula objetos;
- Usa um jargão (balbucio que parece linguagem verdadeira);
- Brinca de “esconde-esconde";
- Fala uma sílaba ou uma seqüência de sons repetidamente ;
- Sorri e vocaliza ao ver sua imagem refletida no espelho ;
Como podemos estimular a fala e a linguagem de um bebê de zero à doze meses?
Antes de pensar em estimulação,devemos lembrar que o carinho e o afeto nessa fase são os melhores estímulos que um bebê pode receber.
Porém,devemos lembrar também que o excesso e a falta do mesmo podem representar muitos problemas no desenvolvimento da criança.
Carinho,atenção,amorosidade são também um “não” ou um “talvez mais tarde” na hora certa.
O tom da voz,o olhar,o toque são informações emocionais que esse bebê vai levar para o resto de sua vida,nas suas memórias afetivas.Serão referência nas suas próximas relações.
- Reagindo aos sons que ela faz
- Falando com ela enquanto você estiver cuidando dela
- Lendo livros coloridos todos os dias
- Mantendo sua linguagem simples e concreto
- Recitando versinhos e cantando
- Mostrando interesse em todos os sons diferentes que ela ouve ( o gelo num copo, a campainha tocando, a chuva caindo)
- Ensinando os nomes das coisas do dia a dia e das pessoas familiares
- Levando a criança em diferentes lugares, respeitando seu relógio biológico e seu humor.
- Brincando de jogos simples como “esconde-esconde”
- Tocando música para ela
- Reconhece seu nome;
- Entende “não”;
- Compreende ordens simples;
- Imita palavras familiares;
- Acena com a mão (adeus);
- Fala 2 ou 3 palavras além de “mamãe” e “papai”;
- Emite “sons” de coisas e animais familiares;
- Dá um brinquedo quando lhe pedem;
- Dá muitas gargalhadas ;
- Ouve bem e discrimina vários sons;
- Reconhece a palavra como símbolo de um objeto: carro – aponta a garagem; gato – miau;
- Mostra muito afeto, fazendo barulhos e batendo palmas com o carinho de seus pais;
- Entende verbos que representem ações concretas e relativos a suas próprias necessidades (mais, quer, acabou, dá);
- Identifica 4 objetos familiares sob nomeação;
- Lendo livros bem ilustrados e coloridos
- Incentivando-a a brincar de jogos de imitação.
- Usando frases curtas
- Reforçando as palavras novas ditas por ela
- Fazendo atividades próprias para sua idade
- Conversando sobre o que vocês estão fazendo quando estiverem juntos
- · Usa 10 a 20 palavras, incluindo nomes
- · Escuta bem e discrimina vários sons
- · Reconhece retratos de familiares e figuras de objetos conhecidos
- Combina duas palavras para demonstrar seus desejos, tal como "mais"
- Imita palavras e sons com maior precisão
- Aponta ou faz gestos para mostrar alguma coisa ou para expressar seus desejos
- Traz objetos familiares de um cômodo para outro quando solicitado
- Obedece ordens simples
- Imita trabalhos domésticos;
- Nomeia 4 objetos rotineiros
- Pode cantarolar
- Identifica 3 partes do corpo, em si e no outro sob nomeação
- Realiza até 2 ordens simples
- Usa o próprio nome
- Responde sim e não
- Começa a fazer frases simples
Estimulando a criança de 18 à 24 meses
- Contando histórias de livros ;
- Falando de modo, simples e claro;
- Proporcionando experiências para estimular a fala e o desenvolvimento da linguagem: passeios, ida ao "shopping", ao play ou jardim de sua casa, pic nic, tarefas domésticas em conjunto;
- Conversando sobre os lugares novos antes de ir, enquanto vocês estiverem lá, e quando chegarem em casa da criança (pais).
- Olhando-a nos olhos quando estiver falando com ela ;
- Descrevendo o que a criança está fazendo, sentindo e ouvindo;
- Fazendo com que estas experiências de falar e escutar sejam agradáveis, importantes e divertidas para a criança;
- Elogiando a comunicação;
- Imitando e identificando sons, tais como cachorro latindo, pássaros cantando,sirenes,portas rangendo,barulho de água...
- Usa o próprio nome
- Relaciona o que fala com situações concretas
- Nomeia mais ou menos 3 partes do corpo ou de uma boneca ou pessoa
- Fala sozinho enquanto brinca
- Combina 2 palavras para exprimir posse
- Mostra com os dedos a idade
- Identifica no mínimo 3 objetos pelo uso ;
- Reconhece: “grande", "pequeno”, “em cima de”, “embaixo de”, e “dentro”, sob nomeação;
- Usa artigo na fala;
- Aplica regra regular de gênero;
- Compreende o “onde” respondendo adequadamente ;
- Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras ;
- Combina “é” em frases de 2 elementos ;
- Possui vocabulário de 50 a 100 palavras;
- Pode relacionar cores primárias e nomear uma cor;
- Combina “é” em frases de 2 elementos ;
- Aponta gravura de objeto comum ;
- Compreende o “onde” respondendo adequadamente ;
- Combina verbo ou substantivo com “este” e “aqui”, falando 2 palavras;
A criança de três anos
- Aponta 3 cores primárias quando nomeadas ;
- Começa a compreender frases relativas à direções, como: “coloque o cubo (debaixo, em frente, atrás) da cadeira. Porém é difícil entender: “ao lado” ;
- Executa uma série de 3 ordens relacionadas ;
- Conhece seu sobrenome e o seu sexo ;
- Pode falar sobre uma historinha ou relacionar uma idéia ou objeto ;
- Usa orações empregando 4 a 5 palavras Repete sons, palavras, frases e orações;
- Tem um vocabulário de cerca de 1000 palavras;
- Repete sons,palavras,frases e orações;
- Pode repetir 2 dígitos e 3 a 4 palavras ;
- Pode desenhar um círculo e uma linha vertical;
- Pode cantar músicas
- É capaz de permanecer em uma atividade por 8 minutos
- Com freqüência faz perguntas sobre um assunto: “Quê?”
- Usa formas possessivas, como: “meu”, “minha”, “teu”, “seu”, “de” junto ao nome (ex.: de minha mamãe)
- Usa formas verbais simples e complexas, tais como: “estou jogando”, “vou jogar”.
- Usa termos de negação tais como: “nada”, “nunca”, “ninguém”, “nem”
- Começa a usar orações compostas, unidas por: “e”, “que”, “onde”, “como”
- Expressa verbalmente fadiga (diz que está cansado)
- Combina substantivo mais adjetivo
- Usa: “eu”, “mim”, ao invés do próprio nome
- Memoriza pequenos versos e músicas
- Introduzindo palavras novas no seu vocabulário, enquanto brinca com ela;
- Ensinando-lhe relações entre palavras, objetos e idéias;
- Ensinando à criança contar histórias, utilizando livros e desenhos;
- Permitindo que jogue com outras crianças;
- Lendo para ela histórias ;
- Prestando muita atenção quando ela fala, lembrando que se ela repetir palavras e sons é normal ;
- Fazendo jogos com rimas;
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